A Travesty – The Matilha Dogs (Portuguese)

by SOS Algarve Animals on May 30, 2013

Petição para Alterar a Lei de Proteção aos Animais em Portugal par ANIMAL Petição para exigir que os Estados Membros sejam fiscalizados para garantir que os tratados de Bem-Estar Animal são cumpridos par ESDAW

DSCF9441

Dizer Nada… Fazer Nada… Impede Nada…

Matilha Rogil, Aljezur: Atualização a 29 de Maio, 2013

Apesar dos nossos melhores esforços, todos os cães da Matilha foram removidos pelo seu dono, o Sr. Pedro Miguel Oliveira, para parte incerta.

Na Quinta-feira, dia 23 de Maio, a delegação do SEPNA de Portimão, o veterinário municipal e o presidente da Camara Municipal de Aljezur visitaram a Matilha no Rogil, em Aljezur, atendendo assim aos pedidos e apelos do público acerca das condições desumanas e imundas em que os animais eram mantidos. À chegada, Pedro Miguel Oliveira encontrou-se com as autoridades e informou de que os animais haviam sido realojados. Pelo que entendemos, o Sr. afirmou que tinham ido para Espanha e para o Norte de Portugal, mas na realidade acreditamos que ele os mudou para um local em Monchique (a cerca de 30 km de Aljezur).
No entanto, 3 dos cães da Matilha ainda se mantinham no local e as autoridades não tomaram qualquer atitude no sentido de os resgatar ou remove-los do local! Sabendo que estes cães ainda se encontravam lá, e na esperança de que as autoridades tomassem qualquer medida para os salvar, escrevemos novamente às autoridades apelando por ajuda… Mas mais uma vez não tomaram qualquer atitude e os 3 últimos cães foram removidos pelo Sr. Pedro Oliveira, durante a segunda-feira, dia 27 de Maio, também para local desconhecido…

Estamos tristes e revoltados com este desfecho. Durante quase 6 meses lutámos e empenhámo-nos para ajudar e libertar este cães e pôr fim aos abusos e maus tratos que eles sofreram nas mãos do dono deles. Acreditamos que é moralmente repreensível manter cães nestas condições… Que a lei permita que nada seja feito… especialmente quando aqueles (as autoridades) que supostamente deveriam ajudar são os que nada fazem… É injusto, é grotesco!

Durante o tempo em que estivemos envolvidos nesta situação, notámos que muitos destes cães foram “desaparecendo” da Matilha… Esperamos que alguns deles tenham desaparecido por bons motivos e na perspetiva de um futuro melhor (não fomos as únicas pessoas envolvidas). Nós providenciámos (ilegalmente) comida e agua àqueles cães esfomeados. Talvez se não tivéssemos feito nada e permitíssemos que estes cães morressem à fome as autoridades teriam mostrado mais empenho para resolver a questão. Alguma coisa tem de mudar para o bem-estar de todos os animais…

Muitas pessoas não entenderam porque não nos limitámos a levar os cães. Esta não foi uma decisão que tenhamos tomado sem ponderar muito e se o fizéssemos seria completamente ilegal. O grande problema seria que se estes cães fossem resgatados do local… O único resultado seria que o dono simplesmente adquiriria outros cães e continuaria a trata-los da mesma forma. A menos e até que seja avançado um processo de crime contra este dono, ele irá continuar a sujeitar todos os cães na sua posse aos mesmos maus-tratos e negligencia com que tratou estes e irá continuar a adquirir mais cães.

Afinal, para este homem, um cão não vale absolutamente nada e pode ser substituído facilmente.

Dirigimo-nos às Autoridades – Eles não nos deram resposta. Dirigimo-nos às pessoas – vocês responderam e pressionaram os órgãos competentes para que agissem, mas tudo o que aconteceu foi que eles permitiram alegremente que o assunto fosse Escondido da opinião pública. Não agimos porque queríamos que o dono fosse castigado. Queríamos que os cães estivessem a salvo. Queríamos proteger outros cães deste destino horrível.

Chegou a um ponto em que não é apenas sobre estes cães, é também assegurar-nos de que este dono nunca mais poderá fazer o mesmo a outros cães.
Infelizmente, as autoridades foram incapazes ou não quiseram tomar medidas para que não voltasse a acontecer, na verdade eles não fizeram nada.
Deveriam também ser questionados…

Este foi um final terrível, as autoridades deveriam ser responsabilizadas e envergonhadas pelo sucedido. A forma como Portugal trata os animais deveria ser exposta e o país deveria sentir vergonha. A lei portuguesa (o código civil) está desatualizado e não providencia qualquer proteção para os cães. Portugal faz parte da União Europeia; o facto de não existir legislação de proteção aos animais é uma violação às normas da UE.A maioria dos que estão no governo em Portugal simplesmente não se importam. Desde que se possa esconder casos como estes e desde que os turistas cheguem e gastem dinheiro, não têm tempo, vontade ou desejo de fazer as mudanças necessárias. Afinal, teriam de gastar tempo e dinheiro e são apenas cães…

Esperamos que este caso sirva para uma causa maior, a implementação e controlo de novas leis sobre o bem-estar animal, tal como é exigido pela UE, protegendo assim todos os animais sujeitos a maus-tratos… Talvez para a próxima… Para a próxima esperamos que quando tenhamos conhecimento de que há outros animais a sofrer estas atrocidades haverá uma lei que os protegerá, que será aplicada, que os animais serão salvos e que a pessoa que inflige estes maus-tratos será considerada culpada e penalizada… E talvez mais importante ainda será proibida de alguma vez voltar a fazer o mesmo.

Queremos agradecer a todos os que divulgaram e assinaram a petição. Temos de vos pedir uma vez mais… por favor não virem a cara, não ignorem este problema, o apoio e o apelo das pessoas é necessário não só desta vez mas outras vezes e outras até que a lei e a aplicação da mesma sejam alteradas para que da próxima vez… esperamos… os cães possam ser ajudados, possam ser resgatados, possam ter alguém que os proteja. Neste momento, como as coisas estão, se encontrarmos os cães da Matilha será que as autoridades fariam algo… Provavelmente não.

Por isso pedimos a todos os que foram afetados por este caso, sensibilizados por esta atrocidade – Por favor, junte-se página da ANIMAL, uma Associação Não Governamental que promove uma lei nova para a proteção e bem-estar animal em Portugal e a ESDAW (European Society of Dog and Animal Welfare) que incentiva os países membros a cumprir e aplicar os tratados Europeus sobre o bem-estar animal.

Petição para Alterar a Lei de Proteção aos Animais em Portugal par ANIMAL

Petição para exigir que os Estados Membros sejam fiscalizados para garantir que os tratados de Bem-Estar Animal são cumpridos par ESDAW

Por último, recebemos várias centenas de euros para ajudar os cães da Matilha. Infelizmente, parece que não poderemos ajudar estes cães, pelo que não conseguimos pensar num melhor propósito para o dinheiro do que doa-lo à ANIMAL para ajuda-los na campanha sobre a alteração do Bem-Estar animal em Portugal. Se alguns dos dadores pretender que o seu donativo seja aplicado de forma diferente por favor enviem um e-mail para sosalgarveanimals@hotmail.com

Dizer Nada… Fazer Nada… Impede Nada…

(Traducao) Animal – animal.org.pt